22 de nov. de 2011

Consciência "GENTE".

Apenas uma reflexão:

Somente para os racistas, a cor da pele faz diferença. Mas o que faz a diferença mesmo em uma pessoas é o caráter, a honestidade, a postura de cidadão ou cidadã que respeita os direitos de cada um e que tem consciência de seus deveres. 
É totalmente possível conviver com todas as pessoas de diferentes etnias, sem necessidade de haver discriminação por conta dessa diferença. 
Acredito que a base para uma sociedade hamoniosa é o respeito. 
Então, RESPEITO URGENTE!!


Construindo o "Dia da Consciência Negra"

Há 32 anos, o poeta gaúcho Oliveira Silveira sugeria ao seu grupo que o 20 de novembro fosse comemorado como o "Dia Nacional da Consciência Negra", pois era mais significativo para a comunidade negra brasileira do que o 13 de maio. "Treze de maio traição, liberdade sem asas e fome sem pão", assim definia Silveira o "Dia da Abolição da Escravatura" em um de seus poemas. Em 1971 o 20 de novembro foi celebrado pela primeira vez. (http://www.comciencia.br/reportagens/negros/03.shtml)




3 comentários:

  1. VERDADE O RESPEITO, TBM DEFENDO ISSO,ME LEMBRA MUITO DA AULA DE ANTROPOLOGIA E O QUANTO O RELATIVISMO ESTA DISTANTE, AS PESSOAS SENTEM DIFICULDADES DE CONVIVER E ACEITAR O DIFERENTE ENTÃO É MAIS FACIL PARA MUITOS IMPOR SEUS CONCEITOS,SUAS CRENÇAS,SUA CULTURA E QUANDO AO EXTREMO SUA RAÇA.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO BLOG ADOREI E JÁ ESTOU SEGUINDO ASSIM VAMOS TROCAR MUITAS IDEIAS E APRENDER TBM RSRS.

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão Bea. É impressionante a incapacidade que muitos tem de lidar com as diferenças...

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Obrigada!